PJ: Faz diferença investir seu caixa?
- Plancorp Wealth
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Em nossas reuniões diárias com nossos clientes, que são majoritariamente empresários, não é raro identificar o cuidado e atenção de sua carteira de investimentos pessoais, mas com menos, ou pouca atenção para os investimentos dos recursos financeiros de suas empresas.
O questionamento que sempre fica é: Faz diferença investir o caixa de sua empresa?
Nossa resposta é, com certeza. O caixa da empresa deve sempre buscar maximizar o seu retorno e trabalhar a favor do próprio negócio.
Ao investir o caixa, é importante que a empresa adote uma abordagem estratégica, levando em conta a liquidez, o perfil de risco e o horizonte de tempo, para garantir que os investimentos estejam alinhados com os objetivos financeiros e operacionais da empresa.
A Plancorp Wealth como consultor independente, tem gerado um retorno de CDI + 2% ao ano (últimos 4 anos) para as carteiras PJ aplicando 100% em renda fixa.
Fazendo um exercício simples de simulação, vamos comparar duas empresas hipotéticas A e B. Digamos que ambas mantêm em caixa o valor de R$10.000.000,00.
De acordo com as expectativas do mercado (boletim Focus), o CDI médio dos próximas 4 anos deve ser de 10,5%, aproximadamente. Para nossas projeções, vamos manter essa taxa média no longo prazo.
Empresa A: Possui as mesmas necessidades, porém mantém seu caixa em uma instituição financeira de grande porte com uma gestão passiva rendendo em média 95% do CDI.
Empresa B: Possui gestão ativa de investimento do seu caixa, com uma carteira diversificada com boa liquidez e ativo de baixo risco. Desta forma, sua carteira tem um retorno projetado de CDI + 2%.
Simulamos no gráfico abaixo a evolução do caixa destas duas empresas ao longo de 10 anos.

Podemos notar que em apenas 5 anos, a empresa B deixou de ganhar em relação à A, a quantia de 2,1 milhões de reais. Esta diferença chega a 7,2 milhões em 10 anos.
Entre em contato com nosso time para auxiliar na construção do portfólio da sua empresa.
Comments